Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Apresentação

Um convite para deambular por Loulé…


Quero dar-vos as boas vindas a este portal do Museu Municipal de Loulé com as palavras da louletana Lídia Jorge que, sobre Loulé, nos diz: “Pertencemos-lhe (…) Pois pertencemos à poesia tão intimamente como pertencemos aos espaços”1. É esta poesia que se encontra nas histórias que contamos através das nossas coleções, assim como nos espaços que habitamos e fruímos e que nos moldam como comunidade. O Museu Municipal de Loulé é um museu de território, polinucleado que convida o visitante a percorrer os pólos museológicos em Loulé, Alte, Salir e Querença.
Partindo da ideia de que o museu é um lugar de diálogos que usa as coleções para inspirar as pessoas, pretendemos que este novo meio de comunicação seja um espaço privilegiado para chegar às pessoas, que “seduza” para a visita e ajude a planeá-la, onde se proponham ações e todos possam dialogar connosco, um espaço onde se possa questionar a construção contemporânea do território, em suma, para que a nossa “casa” esteja aberta 24 horas!
Este novo sítio Web do Museu Municipal de Loulé vem no seguimento do trabalho que se tem vindo a realizar de dialogar com os públicos de várias formas, desde as redes sociais, às publicações e à comunicação por outros meios. Mais um pequeno passo para a afirmação da instituição, como contemporânea, atenta, implicada e ao serviço das pessoas; aliado ao cumprimento das funções museológicas e que podem aqui ser divulgadas, nomeadamente com a colocação do acervo on-line, já no próximo ano.
Estamos num processo de renovação e de requalificação que se iniciou em 2014. Caminho que passou por uma nova identidade visual, a informatização do acervo e da bilheteira, uma nova forma de acolhimento, a reorganização da exposição síntese, diálogos contemporâneos com a exposição de longa duração, a oferta educativa para famílias, a oferta de roteiros braille, a oferta de uma áudio-informação da exposição de longa duração, a formação da equipa para trabalhar com públicos com necessidades especiais, entre outros. Por outro lado, entregámos a candidatura à credenciação na Rede Portuguesa de Museus e iniciámos um processo de reabilitação do Quarteirão Cultural que inclui o museu (núcleo sede), o pólo da cozinha tradicional, o castelo e os banhos islâmicos. Pretende-se com esta requalificação contar uma nova história que começa no triásico com o Metaposaurus algarvensis (tipo salamandra gigante), passando a dar destaque à escrita do sudoeste e enfatizar Loulé Medieval através da Ata de Vereação mais antiga conhecida no território português (1384), assim como dotar a instituição de laboratórios, de acessibilidade e de espaços técnicos funcionais.
Vinte e um anos de sonhos, de concretizações, de partilhas e de fortalecimento da identidade que se constrói a cada dia e que pretende, através das coleções, inspirar as pessoas e ser um lugar privilegiado de questionamento e de construção de cidadania.
Visite-nos e deixe-se encantar com as nossas gentes, o nosso território e os testemunhos do passado que lhe contam uma história milenar!


Dália Paulo

 

1 JORGE, Lídia (s/d), “Sexto olhar”, Cinco Olhares de Loulé, Edição Câmara Municipal de Loulé.