Museu Municipal de Loulé

pt | en |

O sonho

Os museus nascem de sonhos, de necessidades e da vontade das comunidades de preservarem e, simultaneamente, de questionarem e partilharem a sua identidade… assim foi em Loulé! O jornal O Louletano, em 1934, escreve: “Por todas as freguesias deste concelho encontram-se dispersos vários objetos, que (…) um pouco de boa vontade, tenacidade e algum numerário, formariam um, senão modelar ao menos regular, museu.”

Três décadas depois, num discurso proferido na Casa do Algarve, em 1960, José António Madeira, geógrafo e astrónomo louletano, afirmava que “as bibliotecas e os museus não se devem concentrar apenas nos grandes centros deixando as cidades pequenas e vilas à margem dessas instituições de cultura”.

Da comissão instaladora ao museu

O sonho começa a tornar-se realidade em 1978 com a criação da Comissão Pró-Museu e Arquivo, de que fizeram parte o Padre João Coelho Cabanita, José Mendes Bota, António José Palma Clareza, Eduardo Arsénio e João Corpas Viegas. Comprometido a colaborar com a Câmara na organização da estrutura inicial do pretendido Museu, assim como na organização do Arquivo e da Biblioteca, o referido Grupo previa também o inventário e classificação do espólio arqueológico existente. Efetivamente, esta Comissão terá um papel decisivo na angariação de materiais que poderiam fazer parte integrante do espólio do Museu, elaborando um documento intitulado Memorial das dependências do castelo e imóveis anexos (conforme plantas) e sua utilização.

Em 1979 surge a ideia de albergar o Arquivo e o Museu na Alcaidaria do Castelo.

Em 1983 é criada a Comissão Municipal de Defesa do Património e, dois anos depois, a 27 de Junho, reúne o Grupo de Amigos do Museu de Loulé, na Quinta do Lago, Almancil, presidido por André Jordan.

A 25 de março de 1985 surge um primeiro projeto de musealização pelas mãos de António Nabais e Isilda Martins.

O Museu desde 1995

Estendendo-se por trinta anos, na década de noventa concretiza-se, finalmente, a ideia de musealização de um espaço dedicado à arqueologia do concelho. O Museu foi oficialmente inaugurado no dia 25 de maio de 1995 com projeto de Mário Varela Gomes. No entanto a vida, o desenho e a transformação do museu de território continuou… e assim nasceram os seus Pólos: Cozinha Tradicional (1991) Frutos Secos (1998), Salir (2002), Alte (2009) e Água em Querença (2012).

Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016, a equipa do Museu Municipal de Loulé realizou um conjunto de tarefas obrigatórias para a credenciação do Museu na Rede Portuguesa de Museus, as mais significativas foram: organização das reservas museológicas; inventário das colecções; formação do pessoal; criação da imagem gráfica do Museu; elaboração de documentos obrigatórios; informatização de bilheteira e contratação de uma técnica superior de conservação e restauro.

Depois dessas tarefas realizadas, a 27 de janeiro de 2016, mais um sonho concretizado, a candidatura à Rede Portuguesa de Museus foi entregue na Direção-Geral de Património Cultural em Lisboa.