Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Festa Pequena da Mãe Soberana

 

Com a tradição no coração - Dia 12 de abril de 2020, Festa Pequena da Mãe Soberana
 
A Festa Pequena da Mãe Soberana acontece tradicionalmente no domingo de Páscoa, em que a imagem de Nossa Senhora da Piedade desce de sua casa, Ermida da Nossa Senhora da Piedade, para a Igreja de São Francisco. Aos ombros de oito Homens do Andor rodeados pelo povo louletano e muitos outros crentes, ao som da marcha da Mãe Soberana tocada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, o Andor desce a ladeira a “paços” firmes e decididos. Ao chegar à Igreja de São Francisco a Imagem da Nossa Senhora aqui permanece durante 15 dias até à Festa Grande, dia de regresso à sua casa.
É assim todos os anos, menos hoje. Hoje, devido à pandemia que assola o mundo, a padroeira de Loulé não poderá sair à rua e seguir para junto dos seus filhos. Hoje ficaremos em casa, para que no ano que vem nos possamos voltar a reunir e comemorar a vida junto de Nossa Senhora da Piedade.
Com o sentimento de povo louletano que não pode cumprir este ano a tradição, a equipa do Museu Municipal de Loulé não ficou indiferente, e mesmo não podendo sair de casa, quis marcar a sua presença com um vídeo de homenagem à padroeira de Loulé.
 
Gostaria de colaborar no próximo vídeo de homenagem para a Festa Grande? Desafiamos a comunidade a enviar as suas fotografias alusivas à Mãe Soberana, para que no dia 26 de abril possamos apresentar algo inédito em honra da padroeira dos louletanos. Poderá enviar para museu@cm-loule.pt, até dia 21 de abril.
Contamos com a colaboração de todos e que a Mãe Soberana nos proteja!
 
Feliz Páscoa!
 
- Viva a Mãe Soberana! Viva a Nossa Senhora da Piedade!
- Viva!
 
Soraia Martins
 
 
  • Das pedras nascem estórias
  • Recriação do Estúdio Guerreiro Padre
  • Festa Grande da Mãe Soberana
  • Festa Pequena da Mãe Soberana