Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Bienal Ibérica de Património Cultural

De 11 a 13 de outubro de 2019

Aberta a todos de forma gratuita, a Bienal AR&PA tem por objectivo a promoção, valorização e visibilidade do sector do Património Cultural através da agregação dos agentes que actuam no sector e que marcam presença na Bienal.
Para além desta dimensão, a Bienal AR&PA é igualmente um evento que procura evidenciar como o património cultural é uma fonte inesgotável de inspiração para matérias lúdicas e pedagógicas, apresentando uma forte programação cultural e de actividades de educação patrimonial durante os dias do evento. Em 2019, a Bienal desce pela primeira vez a Sul, numa parceria estratégica com a Câmara Municipal de Loulé e tendo Marrocos como País Convidado. Espanha, Itália, Áustria e Brasil serão outros países a marcar presença no evento. O tema da edição de 2019 é a “Sustentabilidade no património cultural”.


A AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural é um projecto da Spira – agência de revitalização patrimonial decorrente da criação e realização da Feira do Património nos anos de 2013, 2014 e 2015 (Feira patrimonio.pt Millennium bcp) e da posterior fusão com a AR&PA - Bienal de la Restauración y Gestión del Património promovida pela Junta de Castela & Leão: a partir de 2017, passa então a ser um evento ibérico, ocorrendo, nos anos pares em Valladolid, Espanha e, nos anos ímpares, em Portugal, sempre itinerante. A Bienal assenta no estabelecimento de parcerias com um conjunto de entidades públicas e privadas que apoiam diversas componentes do evento, das quais se destacam a Junta de Castela e Leão, a Comissão Nacional da UNESCO, a AICEP, a Direcção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, a Fundação Millennium bcp e o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Na edição deste ano, à semelhança das edições anteriores, a Bienal contará com um Espaço Expositivo com empresas e entidades actuantes no sector; uma bateria de Seminários e Workshops dedicados à temática do Património; uma Programação Cultural com espectáculo de vídeo mapping, concertos, entre muitos outros; e várias actividades de Educação Patrimonial para Famílias e Escolas. Espaço público junto ao Monumento Engº. Duarte Pacheco, Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, Palácio Gama Lobo, Solar da Música Nova, Cine-Teatro Louletano, Convento do Espírito Santo e Mercado Municipal são alguns dos espaços que acolherão actividades da Bienal, sendo que diversos roteiros culturais inscritos na programação da Bienal se estenderão às restantes freguesias do concelho de Loulé.

Documentos para Download