7 mil anos em 7 dias - VI

O Gharb al-Andalus: cinco séculos de Islão!
A partir do século VIII, o Algarve foi conquistado (713/715 d.C.) e tornou-se parte do mundo islâmico, até à sua conquista pelo Reino de Portugal em 1248/1250. Durante 5 séculos, passou por diferentes períodos políticos, administrativos, sociais, económicos e culturais.
Para seu controlo e governo, o “Gharb al-Andalus” (a região ocidental) foi dividido em distritos militares (Faro e depois Silves); comarcas civis e rurais, com cidades como Loulé, e castelos-território, como Salir; muitas casas rurais e “alcarias” (aldeias), como Cerro da Vila e Quinta do Lago, salpicavam de branco os campos.
Cidades amuralhadas e castelos de pedra ou de taipa ocuparam as colinas e cabeços elevados. São assim Salir (hisn Burtalla?) e Loulé (Madînat Al-‘Ulyà), que conheceram o seu máximo desenvolvimento na época almóada (séculos XII/XIII). Em Loulé destacam-se os banhos da cidade, para lazer e purificação do corpo, elogiados na poesia árabe.

Rui Roberto de Almeida (a partir de Helena Catarino, 2017)

• 7 mil anos em 7 dias - VII
  • 7 mil anos em 7 dias - VI